GRUPOS

E PLURIBUS UNUM 

E Pluribus Unum é o grupo de estudos de filosofia analítica da Universidade Federal do Cariri. Ele procura atender tanto a necessidade dos discentes que desejam se familiarizar com a tradição analítica quanto a dos docentes que querem discutir em grupo textos próprios ou textos de outros autores que possam contribuir para seus projetos de pesquisa. Em razão desse duplo propósito, o grupo se propõe a trabalhar textos analíticos de todas as temáticas e de diferentes níveis de complexidade, desde textos introdutórios até textos mais avançados.

NEFA

O NEFA (Núcleo de Estudos de Filosofia Analítica) funciona atualmente como um grupo de pesquisa interinstitucional, congregando filósofos de diferentes IES's interessados no modo analítico de fazer filosofia. Seu objetivo é estimular a realização de estudos conjuntos nas diversas disciplinas filosóficas e gerar conteúdos destinados ao público brasileiro interessado em filosofia analítica.

PENSAMENTO, COGNIÇÃO E LINGUAGEM

O grupo Pensamento, Cognição e Linguagem é um grupo interdisciplinar composto por professores e alunos, majoritariamente da Universidade Federal do Ceará, mas também de outras instituições, interessados em filosofia, em geral, e em filosofia feita na tradição analítica, em particular. Seu intuito principal é consolidar um espaço de debate cordial, racional, crítico e esclarecido que sirva de fórum para a discussão de produções filosóficas variadas, desde ensaios e obras de filósofos externos consolidados a esboços e artigos realizados pelos próprios integrantes do grupo. Para esse efeito, foi constituído um núcleo de leitura, estudo e apresentação de trabalhos, o qual se reúne periodicamente, obedecendo a um calendário pré-definido, no Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), situado em Fortaleza, Ceará, Brasil.